Niterói receberá encontro global de líderes municipais de mais de 140 nações em maio de 2027
- A cidade de Niterói foi selecionada para receber a Reunião Executiva da CGLU em maio de 2027
- O evento reunirá representantes municipais de mais de 140 nações
- A escolha ocorreu durante a Assembleia Geral da CGLU, realizada em Tânger, Marrocos
- Rodrigo Neves participou como mediador entre os representantes da América Latina e apresentou a candidatura da cidade
- A reunião será parte da 26ª Conferência do OIDP, também em Niterói
Niterói foi designada como sede da Reunião Executiva da Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), programada para maio de 2027. A decisão foi tomada durante a Assembleia Geral da organização, que ocorreu nesta segunda-feira (23/6) em Tânger, no Marrocos. O encontro contará com a presença de líderes municipais provenientes de mais de 140 países.
Durante o evento no Marrocos, o prefeito Rodrigo Neves (PDT) fez a apresentação da candidatura de Niterói. Antes do processo de votação, ele atuou como mediador em uma reunião com representantes de diversas nações latino-americanas, incluindo Brasil, México, Argentina, Uruguai e Equador.
Colaboração entre administrações locais
Rodrigo Neves enfatizou a relevância da colaboração internacional entre as cidades ao justificar a candidatura.
‘O cenário global exige uma cooperação cada vez maior entre os governos locais. As cidades estão na vanguarda do enfrentamento das grandes crises mundiais e precisam trabalhar juntas para desenvolver soluções inovadoras, fortalecer a democracia e elevar a qualidade de vida dos cidadãos. Por isso, propomos que Niterói seja o anfitrião da Reunião Executiva da CGLU, promovendo o diálogo internacional e compartilhando experiências exitosas em gestão pública’, declarou o prefeito.
Conferência sobre democracia participativa
A Reunião Executiva da CGLU ocorrerá simultaneamente à 26ª Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP), agendada para maio de 2027 em Niterói. O tema central dessa conferência será ‘Democracia em Rede: Inovação Digital para a Participação Cidadã e Melhoria dos Serviços Públicos’.
Niterói faz parte de redes internacionais que promovem a cooperação entre governos locais, incluindo a Mercocidades, que abrange cidades sul-americanas, além do OIDP, que se dedica às práticas de democracia participativa na América Latina.
