Sem dúvidas, quando as micro e pequenas empresas podem contar com o apoio, orientação e crédito, seja por parte de instituições públicas ou por empresas privadas, as chances de desenvolvimento econômico e fortalecimento dos negócios são muito maiores.
De acordo com o advogado, escritor e mestre em economia, Edmilson Gama da Silva, este apoio pode ser feito de diferentes formas. Dentre elas, se destaca a facilitação de acesso ao crédito, onde os bancos e o governo podem ofertar linhas de crédito específicas para atender às necessidades destas empresas. Outra opção é a garantia e subsídios.
Edmilson Gama da Silva destaca que os incentivos fiscais e burocráticos também são essenciais para ampliar o apoio às micro e pequenas empresas. Entre eles estão a redução da carga tributária e impostos e a facilidade para o registro destas empresas, que na maioria das vezes é considerado burocrático.
Um segundo ponto importante para ampliar o apoio a estas micro e pequenas empresas, segundo Edmilson Gama da Silva, é ofertar cursos e treinamentos sobre gestão, finanças, negócios, inovação, mentorias e até mesmo como realizar ações de marketing. Neste ponto, o apoio pode vir até mesmo por meio do auxílio na ampliação da rede de networking com outros empreendedores para trocas de experiências, mas também de instituições de ensino e pesquisa que podem auxiliar na coleta de dados e outras informações relevantes sobre o mercado no qual as micro e pequenas empresas atuam.
Por fim, Edmilson Gama da Silva diz que é importante um acompanhamento e avaliação das ações destas micro e pequenas empresas, analisando quais são as dificuldades e necessidades de melhorias, a fim de solucioná-las por meio do apoio aos pequenos empresários. Esta avaliação pode ser feita com pesquisas internas e feedbacks periódicos sobre as ações que estão sendo realizadas a fim de fortalecer o ecossistema dos negócios.