O Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras (Cepro) foi selecionado para sediar a Mostra Mercosul Audiovisual: Ciclo Infantil. De 1º de agosto a 1º de setembro, pontos credenciados em todo Brasil exibirão seis filmes gratuitamente, oferecendo uma programação cultural diversificada e inclusiva. O Cepro fica localizado no Âncora, em Rio das Ostras.
A Mostra Mercosul Audiovisual traz uma seleção de curtas-metragens produzidos na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com foco na valorização das raízes afro-brasileiras, superação de desafios e preservação ambiental. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (Recam), e tem como objetivo fortalecer a integração cultural e promover o acesso a conteúdos audiovisuais para crianças de todas as idades.
A participação do Cepro na Mostra Mercosul Audiovisual destaca a relevância do Centro Cultural para a comunidade do bairro Âncora, em Rio das Ostras. O Cepro, comprometido com o estreitamento de laços com outras esferas governamentais e instituições, busca levar lazer, produção intelectual e senso crítico à comunidade. “A presença da Mostra no Cepro reforça a importância de iniciativas que promovam inclusão social e cultural, especialmente em áreas que carecem de acesso a tais oportunidades”, explica Rosilene Macedo, presidente interina do Cepro.
“É uma conquista significativa para nossa comunidade. Estamos entusiasmados em proporcionar um espaço de inclusão e diversidade cultural, especialmente para nossas crianças. Esta iniciativa não apenas oferece entretenimento, mas também uma oportunidade única de aprendizado e valorização de diferentes culturas. A parceria com o MinC e a Recam reforça nosso compromisso em promover o acesso à arte e ao conhecimento, fortalecendo os laços culturais e sociais em nossa região”, explica Brenda Iolanda, coordenadora de projetos.
Segundo Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual do MinC, “o lançamento da Mostra no Brasil contribui para a formação do público infantil por meio da arte. Esta é uma importante iniciativa para a difusão de filmes que celebram nossos imaginários diversos e que fortalece nossa integração com os países membros e associados do Mercosul, uma de nossas prioridades nessa gestão”.
A programação contará com versões acessíveis (audiodescrição, LSE e Libras), garantindo a participação de todos os públicos. As datas e horários dos filmes serão divulgados em breve.